Antigamente, quando se dizia: “essa criança é muito inteligente” todos entendiam que se falava da habilidade para aprender, memorizar e obter boas notas na escola. Esta compreensão simples da inteligência causou muito dano. As meninas e meninos que não tinham essa habilidade eram mal qualificados, mas muitas delas poderiam apresentar competências para serem grandes músicos, atletas fortes, magníficos bailarinos, bons nadadores…
Hoje em dia sabe-se que, felizmente, não somos feitos sob o mesmo molde. Desde o descobrimento dos diferentes tipos de inteligência, foi confirmado que a natureza nos criou em formas distintas.
“…um quer ser músico, outro engenheiro, e o terceiro sonha ser eletricista. É muito bom que seja assim” (LAITMAN, Michael. Crianças do Amanhã. Laitman Kabbalah Publishers, Israel).
De acordo com pesquisa, estas inteligências são:
Inteligência Lógica: é a mais conhecida e que levava todos os méritos. Consiste na capacidade matemática, a qual é fundamental para todo o desenvolvimento da ciência. Graças a ela temos tantos descobrimentos e fomos à lua. Essa inteligência deve se complementar com as outras inteligências.
Inteligência Linguística: relacionada à amplitude para a linguagem. Certamente a possuem: escritores, jornalistas, políticos. Graças a eles e a ela podemos nos entender no meio desta torre de Babel.
Inteligência Corporal: relacionada à capacidade de usar bem o corpo, ser flexíveis, fortes, velozes. Graças a ela há esportistas que nos entretêm e cirurgiões que nos curam.
Inteligência Musical: a possuem aquelas pessoas que podem jogar com os sons e fazem maravilhosas interpretações e composições, ela gera músicos mas também pessoas que introduzem ritmo e harmonia em nossa vida.
Inteligência Espacial: está relacionada com aqueles que dominam os espaços e possuem a capacidade para calcular distâncias e imaginar construções, nos proveem de grandes parques, casas confortáveis e também nos conduzem com segurança em aviões ou ônibus.
Inteligência Naturalista: está associada às pessoas com uma capacidade especial para conectar-se com o meio ambiente. Graças a elas, a cada dia aumenta a consciência sobre a conservação da natureza, descobrem-se novas espécies e nos ensinam a cuidar daquelas que são conhecidas.
Inteligência Interpessoal: tem a ver com uma das tarefas mais importantes, a de nos relacionar com os demais, a capacidade de reconhecer, precisamente, essa unidade na diversidade. Dentro deste tipo encontramos os educadores, comunicadores, políticos, que fazem com que em nossa sociedade haja mais convivência e compreensão entre as pessoas.
Inteligência Intrapessoal: é a comunicativa, mas com nós mesmos. É fundamental para os psicólogos, filósofos e todas as pessoas que encontram mais facilmente a harmonia com elas mesmas e, portanto, tem a capacidade de transmitir esse método aos demais.
“A teoria das inteligências múltiplas de Gardner acredita que todos os seres humanos possuem as oito inteligências em maior ou menor medida, mas diz que não há estilos puros. É uma visão pluralista, na qual a inteligência é uma habilidade que muda ao longo da vida. “
Na criação dos filhos, devemos começar com a família, em seguida com a escola até alcançar para alcançar a comunidade. Temos de promulgar o reconhecimento e a valorização das diferenças, cada um de nós temos nossas próprias habilidades, e temos de ter o ambiente adequado para o seu desenvolvimento. Depende, por um lado, que cada criança encontre seu caminho para a realização e felicidade, e em segundo lugar, que no mundo existam engenheiros, médicos, cientistas, agricultores, artistas, educadores, padeiros, e nessa imensa diversidade devemos manter a unidade do ser humano, onde todos nós somos diferentes, mas ao mesmo tempo nos complementamos, sendo solidários, justos e responsáveis com o meio ambiente e com os outros.
Bibliografia: