O enfoque circular

O enfoque circular é considerado hoje um dos métodos de aprendizagem mais inovadores. Está baseado na comunicação por meio de círculos, workshops e mesas redondas, incluindo atividades interativas entre os participantes.ok_EL-ENFOQUE-CIRCULAR-672x372
Esta abordagem tem sua origem nas teorias da cibernética, comunicação e também na Escola de Palo Alto na Califórnia. Os pesquisadores deste método são os epistemólogos Ludwig Von Bertalannfy, Norbert Wiener e Gregory Baterson. Suas pesquisas se baseiam no enfoque circular, superando a visão linear da realidade. A leitura circular tem como principal ideia a interconexão dos elementos e a dependência de uns com os outros, considerando também que não existe um ponto inicial ou final, mas fala de movimentos contínuos nos quais cada elemento influencia inevitavelmente sobre o outro até conseguir o equilíbrio geral.
Este método tem sido bem sucedido porque hoje é essencial para estabelecer relações baseadas na conexão e na comunicação dinâmica. Vivemos em um mundo interconectado e globalizado, o que sem dúvida influencia a maneira como interagimos socialmente.
Vivemos hoje sob um alto grau de interdependência mútua no qual é preciso atuar com base nestes princípios, em que:  se os demais se beneficiam, eu também me beneficio. É um estado de cuidado e responsabilidade mútua que tem como finalidade chegar ao bem-estar coletivo e não apenas individual.
Este enfoque pode ser aplicado em todos os âmbitos da vida, por exemplo: no casal, família, escola, trabalho, sociedade, etc. Ao compreender isto, consegue-se refletir sobre a importância do apoio, da colaboração mútua, chegando-se à conclusão de que nossa vida está baseada no princípio da interdependência.
Referência:

http://incirculo.com/por-que-la-necesidad-de-este-proyecto/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *