Rir nos conecta com os outros

Temos a tendência de pensar que o riso está ligado à piadas e ao senso de humor. Pensamos que rir é  o  resultado quando encontramos algo agradável. No entanto, Robert Provine, um psicólogo da Universidade de Maryland, descobriu que o riso esconde algo mais. Na verdade, nós rimos mais quando estamos rodeados de amigos.

OK-_-Reímos-para-conectar-con-los-demás-1-666x372

Na verdade, sua pesquisa revelou que somos 30 vezes mais propensos a rir de uma piada quando estamos na companhia de outros. Se estamos sozinhos as chances de que uma piada possa nos fazer rir diminuem, mas se estamos com amigos,  as chances  de que rir de coisas que em outros contextos não seria tão engraçado aumentam.
Portanto, o riso não é, como pensamos, uma reação, mas uma forma de comunicação que nos conecta às outras pessoas, favorecendo-as vislumbrar que são compreendidas.  Na verdade, tem sido apreciado que o riso é altamente contagioso. Graças aos “escâners” cerebrais, tem sido provado que o nosso cérebro responde ao riso de outra pessoa ativando imediatamente os músculos faciais necessários para sorrir.
Referência:

http://www.rinconpsicologia.com/2016/03/quiero-reirme-contigo-hasta-que-seamos.html

Gray, A.W. et Al (2015). Laughter’s Influence on the Intimacy of Self-Disclosure. Human Nature; 26(1):28-43.

Keltner, D. & Bonanno, G. A. (1997) A Study of Laughter and Dissociation: Distinct Correlates of Laughter and Smiling During Bereavement.Journal of Personality and Social Psychology; 73(4): 687-702.