Como ensinar valores às crianças?

Ensinar valores às crianças gera um desenvolvimento integral.
Os valores são de vital importância para o desenvolvimento das crianças, uma vez que lhes permitem ter uma boa participação na sociedade, cumprindo com as responsabilidades estabelecidas e que os pequenos tenham um desenvolvimento integral. Isto significa um desenvolvimento cognitivo, emocional, espiritual e social. Há uma variedade de atividades para ensinar valores. Em seguida citaremos alguns delas.

CÓMO-EDUCAR-EN-VALORES-A-LOS-NIÑOS
Algumas atividades para ensinar valores às crianças:
  • Uma atividade apropriada para as crianças aprenderem a serem gentis é criar situações onde seja necessário a gentileza. Uma boa opção é propor uma dramatização na qual as pessoas com esta característica são bem aceitas pelos outros e obtêm, com o passar do tempo, as metas que elas desejam atingir.
  • Ler histórias que demostrem a importância de realizar ações com valores positivos. Tais histórias podem ser contadas na escola ou em casa. Esta prática, além de proporcionar valores,  gera uma aproximação entre pais e filhos.
  • Sem dúvida alguma, a melhor maneira de ensinar valores às crianças é com o exemplo dos pais e professores. Se as crianças veem que os pais são bons para com os outros, são responsáveis, gentis, respeitosos, bons amigos, com certeza eles também vão querer ser também.
  • Outra atividade apropriada para que as crianças identifiquem os valores é mostrar-lhes um vídeo e, em seguida, pedir-lhes para listar os valores que veem nele. Para executar esta atividade é apropriado mostrar aos pequenos as características de cada valor e os benefícios que ele proporciona.
  • Para ensinar valores é apropriado que eles criem, em grupos ou individualmente, uma lista de valores e, em seguida, que os definam, tomando um exemplo claro de uma situação em que se requer o valor listado.
  • Para que as crianças aprendam a ser responsáveis, bons guias e aumentem a confiança nos outros é apropriado realizar o jogo do guia, no qual são formadas duplas e um dos dois membros fica com os olhos vendados, de modo que seja guiado em um passeio.
  • Propor alguns dilemas que devem ser resolvidos. Isto faz com que as crianças pensem o que fariam nestas situações, e como resolveriam o problema e qual o valor seria colocado em prática.
  • Os debates também são uma boa maneira de ensinar valores às crianças, através desta atividade se ensina as crianças a respeitar a opinião dos outros. Este é vital pois desde uma tenra idade as pessoas aprendem a ouvir e respeitar os outros, independentemente de se estar ou não de acordo.
  • Para que as crianças saibam como agir em diferentes situações é conveniente dar-lhes uma lista de alguns valores negativos. Os pequenos devem dizer o que pode ser feito quando estes valores surjam e quais valores combatem tais situações.
  • Propor canções nas quais se fale de valores é uma forma para que as crianças se identifiquem com eles.
Convidamos você a iniciar a mudança, criando espaços para conversar sobre estes tópicos e um ambiente mais agradável para os demais, pois isso terá um impacto positivo sobre o estado atual das famílias e da sociedade.

Referência:

http://www.educapeques.com/escuela-de-padres/educar-en-valores.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *