Melhorando a autoestima no sistema familiar

A família é um sistema que passa por diferentes fases ao longo do seu ciclo de vida. Ao passar por essas fases, a família pode se deparar com algumas dificuldades. A chave para enfrentá-las é a coesão estabelecida entre os seus membros.

MEJORANDO-LA-AUTOESTIMA-EN-EL-SISTEMA-FAMILIAR-672x372

O dr. Aquilino Polaino, catedrático da Universidade Complutense de Madrid, especialista em psicologia e questões de família, expõe alguns dos princípios básicos para melhorar a autoestima no sistema familiar. Entre eles podemos citar os seguintes:
– Disponibilidade, ou seja, dedicar tempo à família, estar disposto a ouvir e apoiar.
– A comunicação entre os membros da família, a este inclui a comunicação verbal e não verbal.
– Coerência, no que é pensado, dito e feito. Isso inclui também os pais e não somente aos filhos.
– Evite cair em uma rotina, especialmente se há criatividade e iniciativa no casal, isto será transmitido para toda a família e evitará a monotonia.
– Aceitação, aceitar-se uns aos outros com seus sucessos e limitações, apoiando-se e não criticando-se.
– Desenhar um projeto familiar, além do projeto pessoal é importante ter um projeto familiar na qual estão incluídos os objetivos e as aspirações de maneira conjunta.
– Escolher um bom ambiente, fazendo referência as pessoas que rodeiam o sistema familiar, amigos, vizinhos e pessoas afins, etc.
Podemos concluir que quando uma família tem como princípio básico uma relação de cordialidade e de coesão entre os seus membros, podem ser efetivados os princípios básicos mencionados acima, melhorando assim a autoestima no sistema familiar.
Referência:
http://www.lafamilia.info/index.php/principios-para-mejorar-la-autoestima-en-la-familia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *