Educar crianças socialmente saudáveis

E se houvesse uma maneira simples em que os professores da pré-escola pudessem prever quais de seus alunos, independentemente de seus antecedentes, seriam mais propensos a abandonar a escola na idade adulta, ser preso, ou ter algum problema de saúde mental?

2.-EDUCANDO-NIÑOS-SOCIALMENTE-SALUDABLES-672x372

De acordo com um estudo inovador, não precisaria de uma bola de cristal para sabê-lo, apenas teriam que observar a generosidade de seus alunos.
Habilidades sociais como bondade, cooperação e empatia são muitas vezes tomadas como habilidades “suaves” no campo educacional, ou seja, habilidades que são boas de se possuir, mas não são essenciais para o sucesso na escola ou na vida. Desenvolver habilidades “duras”, como  matemática e leitura dinâmica – parecem ser mais importantes para a educação. Podemos perceber como o sistema educativo foca-se em ensinar e provar sozinho estes tipos de habilidades.
Um estudo recente publicado no mês passado no American Journal of Public Health, depois de realizar o acompanhamento de centenas de estudantes desde a pré-escola até a idade adulta, sugere que possuir habilidades “amenas/suaves” é a chave para o sucesso acadêmico e para evitar sérios problemas quando eles crescerem. Na verdade, o estudo sugere ainda que a negligência neste tipo de habilidades pode ser uma ameaça para a saúde pública e a segurança social.
Outra pesquisa descobriu que fortalecer a conexão entre crianças é geralmente associada com a felicidade na idade adulta, em comparação com as crianças que participaram de programas concebidos para fins puramente acadêmicos.
Em conclusão, podemos constatar que promover comportamentos pró-sociais nos alunos da pré-escola pode ser benéfico tanto individual como coletivamente, o que já foi demonstrado em áreas de saúde pública e de segurança social.
Referência Bibliográfica:

http://greatergood.berkeley.edu/article/item/kind_kids_lead_to_healthier_communities?utm_source=GG+Newsletter+Dec+23+2015&utm_campaign=GG+Newsletter+Dec+23+2015&utm_medium=email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *