A música é uma grande ferramenta para as conexões sociais

” A música é uma coisa ampla, sem limites, sem fronteiras, sem nacionalidade”.  León Gieco
Desde os tempos antigos, a música tem o potencial para nos fazer sentir conectados com os demais. É um sentimento que se estende à toda a humanidade, sem distinção. Quanto mais usamos a música para nos conectarmos com outras pessoas, maior é a empatia, a conexão social e a cooperação que podemos alcançar. Enquanto a música pode ser ouvida em diferentes circunstâncias, estando sozinhos ou acompanhados,  foi demonstrado que quando a ouvimos com outras pessoas funciona como um poderoso ímã social.

La-música-es-una-gran-herramienta-para-la-conexión-social-672x372

Em uma pesquisa sobre música, feita por Stefan Koelsch, psicólogo da Universidade Freie de música em Berlim (Alemanha), está descrito que a música favorece nossa capacidade de nos conectarmos com os outros e beneficiar os circuitos cerebrais envolvidos na empatia, na confiança e na cooperação. A música é muito útil para nos livrar das tensões e da fadiga, desempenhando um papel muito importante dentro do círculo familiar e comunitário.
Além disso, a prática de cantar ou tocar um instrumento pode ter efeitos muito positivos, favorecendo a autorrealização, aumentando a autoestima, promovendo a compreensão mútua e a coesão social. A música, sendo uma atividade que muitas vezes é realizada ou desfrutada em  grupo, contribui para a integração e até mesmo no desempenho individual é de fundamental importância para que o resultado final afete o social, fomentando simultaneamente a responsabilidade e a superação pessoal.
A vida sensorial e emocional do ser humano requer formação e educação artística e humana, não só em seu próprio benefício, mas também para a sociedade em que vive bem como em toda atividade humana na qual se manifesta  a natureza social da pessoa. A música, ao ser uma linguagem pré-verbal, pré-lógica e emocional, contribui para a formação da sensibilidade estética e para a conexão social, que é de grande importância para que  os indivíduos e a comunidade em geral  alcancem uma vida emocional saudável.

Referência:

http://greatergood.berkeley.edu/article/item/four_ways_music_strengthens_social_bonds

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *