Fortalecendo os laços de amizade

A amizade é inestimável para o ser humano e contribui para melhorar nossa qualidade de vida. No entanto, as obrigações da vida diária, o trabalho e as responsabilidades familiares não nos permitem gozar plenamente dela. Algumas vezes, quando nos enrolamos em nossa vida familiar, relegamos ( ou deixamos de lado) nossos amigos. Isto acontece porque priorizamos as relações com o cônjuge e filhos e não fazemos um esforço suficiente para nos manter em contato com nossos amigos.

FORTALECIENDO-LOS-LAZOS-DE-AMISTAD-672x372

O problema parece ter aumentado. Enquanto que no ano de 1985 as pessoas podiam dizer que tinham três amigos próximos, em 2004 o número de amigos chegou a zero. Esta cifra é alarmante porque nos fala da desconexão que estamos experimentando como sociedade  e como seres humanos. A realidade é que somos seres sociais e precisamos uns dos outros, precisamos de nossos amigos e nossos amigos precisam de nós.
Quando nos afastamos e evitamos o contato social com nossas amizades colocamos em risco não só os vínculos sociais, mas também nossa saúde. Ter poucos vínculos sociais foi relacionado com o risco de mortalidade equivalente a fumar 15 cigarros por dia e representa um risco maior do que ser obeso e de não fazer exercícios.
As amizades também contribuem para melhorar nosso estado de ânimo porque  a felicidade é contagiante, o que significa que se temos amigos felizes, nossa oportunidade de sermos felizes aumenta cerca de 15% segundo relatam Flower e Christakis. Estes pesquisadores acrescentam ainda que se um amigo do seu amigo é feliz, você tem 10% de probabilidade de ficar em um estado de ânimo similar.
A frequência do contato com nossas amizades também é importante. Manter uma relação constante com nossas amizades se compara e produz o mesmo impacto em nosso bem-estar de ter recebido 100.000 dólares extras ao ano. Considerando tudo isto, podemos dizer que manter o contato com nossas amizades e fortalecer os vínculos com elas têm múltiplos benefícios.  A reflexão mais importante está direcionada a não nos distanciarmos de nossos amigos e nos esforçarmos no exercício da conexão entre nós.
Referência:

http://time.com/24122/how-to-make-friends-easily-and-strengthen-the-friendships-you-have/