A ajuda mútua é necessária para a vida no planeta

O homem e todas as espécies criadas formam um sistema integrado que permite a vida no planeta. Existem evidências que nos demonstram que a “ajuda mútua” entre as espécies é muito mais necessária para a sobrevivência do que a competência. A Dra. Suzzane Simard, da Universidade de Colúmbia, realizou uma pesquisa sobre a comunicação entre árvores e que dão um exemplo claro de responsabilidade mútua, destacando que: “ interagem entre elas e se ajudam mutuamente para sobreviver.

La-ayuda-mutua-es-necesaria-para-la-vida-en-el-planeta

Simard explica que por meio de uma rede de raízes que se estende por todo o bosque, e com a ajuda de fungos, as árvores se conectam entre si, trocam CO2 e hidrogênio abaixo do solo, conforme suas necessidades. Também criam sistemas estruturais que se expressam na diversidade de espécies e é essa mesma diversidade que lhes dá a força para resistir a eventos inesperados, como incêndios, insetos e tormentas. Além disso, as “árvores-mãe”, que são maiores e antigas, estão conectadas a todas as árvores ao redor, e apesar de serem espécies diferentes ainda dependem umas das outras.
Esta investigação nos convida a olhar para além do que vemos na superfície. Quanto mais estudamos e observamos a natureza, mais fica evidente para nós a interconexão, o equilíbrio e a integração que se encontram no sistema da vida. O homem deve se lembrar que é parte desse sistema e que o bem-estar do planeta depende de que comecemos a nos relacionar correta e equilibradamente com tudo o que nos rodeia, dos reinos animal, vegetal e mineral. As maravilhas naturais expressam sua fortaleza, bem-estar e sustentabilidade por sua relação entre elas e com seu ambiente. Somente o homem faz sua aparição em forma contrária a essas normas.
Por outro lado, o homem também criou conexões artificiais que podem ser um exemplo de interconexão como a rede de raízes das árvores que Simard estudou: as redes sociais. Se somos conscientes da força que contém um sistema de rede, podemos aumentar o nível de conexão de maneira que nos influenciemos recíproca e positivamente, já que somos interdependentes. Portanto, precisamos criar uma sociedade integrada, de tal maneira que todos nos beneficiemos da conexão que existirá entre o homem e a natureza. Neste contexto, a ajuda mútua será imprescindível para a sobrevivência, independentemente da espécie.
Bibliografia

https://www.facebook.com/video.php?v=560090327467240

http://www.abc.es/20120606/ciencia/abci-cientificos-advierten-colapso-planetario-201206061209.html