Os benefícios cognitivos da conexão social entre avós e netos

De acordo com pesquisas recentes, ficou demonstrado que as avós que cuidam de seus netos um dia por semana superaram as provas  cognitivas das avós que têm menos contato com seus netos. Os autores do estudo asseguram que os benefícios cerebrais de compartilhar tempo com os netos não derivam apenas do compromisso social, mas do engajamento ativo estabelecido entre eles. Segundo a afirmação do gerontólogo William J. Hall, “O ponto chave é termos descoberto que a socialização adquiriu importância quando foi associada a alguma função útil”.

Los-beneficios-cognitivos-de-la-conexion-social-entre-abuelas-y-nietos-672x372

Ao mesmo tempo, Katherine e Cassandra Szoeke Burn, pesquisadoras da Universidade de Melbourne na Austrália, analisaram dados do Projeto sobre envelhecimento feminino saudável. O estudo foi realizado com mulheres entre 65 e 75 anos. No método de pesquisa foram usados ​​vários testes para avaliar as habilidades cognitivas das mulheres, tais como: ler números para a frente e para trás, citar a maior quantidade possível de animais, os nomes de homens, frutas e móveis, e copiar um desenho . Depois de considerar a idade e nível de escolaridade, verificou-se que as avós que cuidavam de seus netos um dia por semana tiveram um melhor desempenho nos testes cognitivos do que as mulheres que não o faziam.
Como podemos observar, a conexão positiva entre avós e netos não só favorece os laços afetivos entre eles, mas permite às avós agilizar suas funções cognitivas  graças à socialização. A capacidade das avós de dar amor, paciência e cuidar de seus netos, as faz sentirem-se úteis ao passarem por esta fase da vida. Da mesma forma, os netos são favorecidos pela experiência de vida e paciência de suas avós, na maioria dos casos. Assim, encontramos a importância de cada papel no seio da família e da necessidade de reforçar os laços positivos que mantêm as famílias unidas.
Referência bibliográfica:

http://www.scientificamerican.com/espanol/noticias/reuters/cuidar-a-los-nietos-con-moderacion-favorece-la-agilidad-mental/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *