A educação cooperativa tem implicações importantes na sociedade

Vivemos em um mundo integral que precisa constantemente da cooperação entre as pessoas para existir adequadamente. Por esta razão, necessitamos nos educar, nos organizar e nos vincular. Disto se depreende precisamente que todos nós precisamos uns dos outros, inclusive para nos educar. Ao observamos a magnitude e o propósito de nossa conexão, começamos a perceber que nossas ações individuais e as ações dos outros nos afetam reciprocamente, e todas essas ações são suscetíveis de serem direcionadas à geração de benefícios para a sociedade.

La-educación-cooperativa-tiene-implicancias-importantes-en-la-sociedad-672x372

A educação cooperativa é uma ferramenta que estimula a promoção de valores como a cooperação, solidariedade, responsabilidade, empatia, assim como também o trabalho em equipe dentro da rede global na qual nos movemos.  Estes princípios são a base para transformar a educação tradicional e fazer a transição para um novo modelo educativo. A este respeito, Iker Ros Martínez, Doutor em Psicopedagogia e Professor da Escola do Magistério da UPV/EHU no País Basco, argumentou, em sua tese de doutorado, que os estudantes os quais cursam escolas cooperativas se envolvem mais do que os que frequentam modelos educativos individualistas e isto favorece o desenvolvimento dos alunos.
Martínez fundamenta que em todos os centros onde são realizadas atividades cooperativas existe uma maior aprendizagem organizacional  e assinala que “ o  envolvimento com a escola se traduz em um maior envolvimento com o ambiente”. Assim, quanto maior o desenvolvimento organizacional  nos estabelecimentos de educação cooperativa, maior o envolvimento. “O envolvimento é composto de três elementos: o emocional ou psicológico, traduzido pelo sentimento de pertencimento à escola; o elemento comportamental, que são retirados dos dados de participação dos alunos nas atividades docentes e extraescolares, e o elemento cognitivo, referente à percepção do trabalho acadêmico e às expectativas dos alunos.
Ao observar que a cooperação e o trabalho em equipe reforçam positivamente o fato de nos envolvermos em diferentes áreas, estamos diante de um modelo que explica por si mesmo os benefícios da interconexão e o apoio mútuo, a princípio para uma organização e logo para a sociedade. Promover o sentido de pertencimento e de cooperação em um grupo afiança o vínculo criado ao se realizar atividades em conjunto, que por sua vez envolvem a família em seus resultados. Desta maneira, progressivamente se manifesta a certeza de que nós somos um produto da sociedade em que vivemos, isto é, que os valores que o ambiente em que atuamos tem e sua forma de organização, influirá na pessoa na sua maneira de atuar, gerando um maior significado social.
Bibliografia:

http://www.tendencias21.net/Las-escuelas-cooperativas-promueven-la-implicacion-del-alumnado_a14314.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *