O altruísmo melhora a saúde

A saúde é o equilíbrio entre mente, corpo e ambiente. Apreciada por todas as sociedades e culturas, é um meio indispensável para se obter qualidade de vida, e portanto, é a etapa mais importante de nossa existência. Atualmente, porém, vemos que nossa saúde não vai bem e precisamos recorrer a métodos e fórmulas para recuperá-la. Aqui é onde o altruísmo aparece, que se refere a zelar pelo bem-estar dos demais, e nos orienta sobre como adquirir uma nova perspectiva que nos motive a ajudar-nos uns aos outros e manter nossa saúde de forma integral em nossa vida diária.

El-altruismo-mejora-la-salud-672x372

Na antiga China se praticava um método simples o qual assegurava que tanto o paciente como o terapeuta compartilhassem um interesse comum, por exemplo,  manter a saúde: por isso o terapeuta visitava as pessoas nos vilarejos, em seu tempo livre, dando conselhos às pessoas para que cuidassem de sua saúde, garantindo assim o interesse pela saúde de seus pacientes.
Na atualidade, o cardiologista Valenti Fuster deu alguns subsídios sobre o cuidado com a saúde, considerando que a motivação das pessoas é fundamental para que se cuidem, e alem disso, disse que o altruísmo é um dos aspectos que mais as animam.
Fuster criou o que se denomina “fórmula da motivação”, na qual se encontra o altruísmo. A investigação sobre o altruísmo revela que ele não somente existe na natureza, mas que é a base fundamental da existência de cada ser vivo. Um ser vivo é aquele que recebe do seu ambiente e lhe dá algo em troca Todo organismo vivo engloba uma combinação de células e órgãos que trabalham juntos e se complementam entre si em perfeita harmonia. Da mesma forma, nossa saúde depende do quanto estamos interconectados com o sistema interno (corpo), e externo (natureza), e quanto mais dependemos uns dos outros, mais precisamos tomar consciência da função do altruísmo para a nossa saúde e a dos demais.
Bibliografia: http://www.elconfidencial.com/ultima-hora-en-vivo/2015-02-06/el-cardiologo-valenti-fuster-defiende-que-el-altruismo-mejora-la-salud_488140/