Conexão social: Uma necessidade para nossa sobrevivência

A natureza hoje nos coloca em uma condição nova e inclusiva, essencial para nossa sobrevivência: a conexão social. Os seres humano encontram-se cada vez mais conectados ao mundo social que, por sua vez, os tornam mais dependentes uns dos outros. Isto explica porque nossa disposição em socializar pode expandir a nossa necessidade de interagir por meio das redes sociais. Isto pode ser constatado no crescente número de pesquisas que equiparam a necessidade de conexão social com as necessidades básicas como comida e habitação. Da mesma forma, os mamíferos se conectam mais socialmente que os répteis, os primatas mais que outros mamíferos e os humanos mais que outros primatas.

11187778_802422939842071_2301879142807425730_o.jpg2

O neurocientista da UCLA, Matthew Lieberman escreveu sobre isso em seu livro “Social: Por que nossos cérebros se conectam”. O citado livro menciona mais de 1000 estudos relacionados com a importância da conexão social em nossas vidas. Podemos encontrar diversos exemplos sobre a importância da conexão social, um deles no sistema educativo. As pesquisas demostraram que os estudantes se lembram mais da informação quando a adquirem de maneira conjunta. Outro exemplo está associado ao âmbito profissional, no qual os líderes de grandes empresas entenderam a necessidade de construir relações sociais positivas dentro de empresa.
A importância da conexão social é tão forte que quando somos rechaçados ou experimentamos algum outro sofrimento do tipo social, nosso cérebro se sente “ferido” da mesma maneira de quando sentimos uma dor física. A dor social é semelhante à física, mais do que acreditamos, por isso não devemos menosprezar a influência das conexões sociais em nossa saúde. Gostando ou não, nos encontramos em um sistema integralmente conectado, portanto, se nos relacionamos socialmente de maneira adequada, com consideração e reciprocidade, formaremos uma sociedade mais saudável que permitirá sentir-nos mais próximos uns dos outros.
Referência bibliográfica:

http://newsroom.ucla.edu/releases/we-are-hard-wired-to-be-social-248746

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *