A música fortalece os laços sociais

Sem dúvida a música desempenhou um papel primordial na evolução humana. Não é de se estranhar o fato de que a música esteja relacionada com a capacidade que o ser humano tem de se relacionar com outras pessoas, criando um ambiente de confiança física e psicológica, afinidade e cooperação, promovendo o contado com os demais e fortalecendo os laços sociais.

La-música-fortalece-los-lazos-sociales-672x372
Segundo Stefan Koelsh, especialista em música da Universidade de Berlim, são descritos vários mecanismos através dos quais a música afeta nossa capacidade de conectar-nos uns aos outros bem como os circuitos cerebrais envolvidos na empatia, confiança e cooperação, o que pode explicar também como a música sobreviveu em todas as culturas do mundo. Argumenta Koelsh: “Há algo sobre o escutar música ou jogar com outras pessoas que traz seu próprio zumbido social, nos fazendo sentir conectados com os que estão ao nosso redor”.
Através do ritmo e da cooperação chegamos a compartilhar um ambiente de sincronia, transmitindo emoções e sentimentos que nos fazem sentir em um ambiente cálido e positivo, com o qual nos sentimos identificados. Por outro lado, foi cientificamente demonstrado que a música afeta os níveis de ocitocina no corpo; este hormônio neuroléptico, relacionado à lactação materna  e ao contato sexual, tem um papel importante no aumento da união e confiança entre as pessoas, que se elevam quando ouvem música.
O fato de escutar música não somente nos afeta positivamente mas nota-se também  que a ação de harmonizar um grupo musical requer uma grande cooperação de cada um de seus membros, gerando entre eles uma sensação de sensibilidade social e emocional além de reforçar os laços sociais, fatores importantes na evolução humana e na estabilidade social.
Por tudo isto, devemos reconhecer que a música é uma forma de comunicação que cria um significado mais profundo do que um simples entretenimento, pois gera uma conexão em nossos estados emocionais, e um sentido de unidade, nos fazendo sentir conectados com toda a humanidade e aumentando a empatia, a cooperação e a conexão social.
Referências:
http://greatergood.berkeley.edu/article/item/four_ways_music_strengthens_social_bonds