Superar as adversidades através do apoio mútuo

A vida é tão imprevisível que fica impossível controlar tudo o que acontece ao nosso redor. Eventualmente, passamos por uma série de sucessos em que podemos nos sentir como numa montanha russa; entre subidas e quedas. Devido a isso, surgem perguntas que necessitamos responder para continuar a viver: quais são os fatores que permitem adaptarmo-nos a estas mudanças? Como algumas pessoas podem consegui-la e outras não?

Superar-las-adversidades-con-apoyo-mutuo.jpg 2

A resposta pode ser encontrada em nossa capacidade de desenvolver mecanismos de resiliência, a qual é um dispositivo que nos dá a capacidade de nos adaptar às circunstâncias difíceis da vida e superar a adversidade. A resiliência compreende um processo que requer tempo e esforço, processo esse que envolve comportamentos, pensamentos e ações que podem ser aprendidas e desenvolvidas por qualquer pessoa. No entanto, o apoio do meio ambiente torna-se fundamental no momento em que surge a necessidade de ser resiliente.
O que contribui para desenvolver resiliência é uma combinação de fatores. Alguns estudos mostram que um dos fatores mais importantes é a relação de apoio social, pois oferece amor, confiança, incentivo e segurança.  Há também outros fatores que podem desenvolver resiliência tais como: identificar-se com a capacidade de fazer planos de forma realista e desenvolvê-los, manter uma visão positiva acerca de nós mesmos, ter comunicação aberta com os outros, concentrar-se na solução de problemas bem como aumentar a capacidade de expressar pensamentos e sentimentos.
Para concluir, podemos ressaltar a importância de estabelecer boas relações de apoio social no processo de resiliência. A construção deste tipo de mecanismo requer o maior apoio humano possível. Sem dúvida, para contar com o apoio humano as pessoas devem fazer contribuições mútuas.  Para conseguir isso é crucial manter uma boa atitude, aceitar o apoio de pessoas que nos rodeiam e nos envolver em atividades que incentivem a conexão entre nós e gerem benefícios coletivos.
Referências bibliográficas:
http://www.apa.org/helpcenter/road-resilience.aspx
https://www.psychologytoday.com/blog/what-mentally-strong-people-dont-do/201502/the-5-ways-resilient-people-get-over-failure

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *