Os sucessos conquistados em equipe são mais satisfatórios

A ciência está cada vez mais de acordo com a ideia de que qualquer tipo de atividade que realizamos em equipe resulta muito mais satisfatória, em comparação às atividades realizadas individualmente.  Em uma das pesquisas efetuadas, os neurocientistas mediram a atividade cerebral dos integrantes de uma equipe que agia em cooperação para ganhar uma recompensa, e também o realizaram quando ganhavam a recompensa de maneira individual.

Los-triunfos-en-equipo-son-más-satisfactoriosOs cientistas Galnaz Tabinia e Matthew Hertenstein descobriram que a cooperação produz uma forte atividade nas estruturas cerebrais, especificamente no sistema mesolímbico que é conhecido como um sinal de prazer em roedores, primatas e em humanos. A ativação do sistema mesolímbico nos humanos gera sentimentos estimulantes, uma sensação de que algo muito interessante e excitante está sucedendo. Quando se ativam os sistemas de busca do processo mesolímbico pode-se experimentar grande energia psíquica, um sentimento revigorante e um compromisso ativo com o meio que nos rodeia.

No final da pesquisa, quando as pessoas foram entrevistadas depois de ter ganho suas recompensas, suas respostas corroboraram com o que se havia observado no escaner cerebral: eles disseram ter sentido mais prazer ao ganhar a recompensa realizando atividades em equipe do que quando as realizaram individualmente.

Os benefícios de ganhar ou realizar alguma atividade em equipe ficaram mais claros. Provavelmente, isto se relaciona ao fato de que as emoções são contagiosas; o que uma pessoa expressa emocionalmente pode ser imitado e sentido por outras como se fosse com elas mesmas. Em conclusão, podemos dizer que o trabalho em equipe, a cooperação e os triunfos compartilhados produzem emoções positivas e conseguem gerar um estado de bem estar tanto nos participantes quanto nos observadores.

Referências:
http://greatergood.berkeley.edu/article/item/do_team_victories_feel_better_than_individual_victories