Conhecer-nos nos conecta

Vivemos num tempo em que as relações sociais se tornaram superficiais e confusas. Entre as demandas de trabalho, as responsabilidades familiares e a busca de prazeres, pouco é o tempo, além da família,  que nos resta para tentar estabelecer contatos, sejam físicos ou virtuais. Encontrar-se com vizinhos ou companheiros de trabalho, ter uma agradável conversação com um taxista ou com o vendedor de uma loja. Tudo é muito efêmero e circunstancial, o que gera uma tendência à desconexão da vida social, e então nos trancamos em nossas bolhas individuais com o menor contato externo possível. No entanto, temos uma necessidade de conexão que deve ser satisfeita, e conhecer-nos uns aos outros nos conecta.

CONOCERNOS-NOS-CONECTA-672x372

Em nossa sociedade, as pessoas se encontram conectadas através de redes sociais; as relações que se estabelecem através dessas redes garantem a prosperidade das sociedades. Algumas pesquisas mostram que a cooperação entre as comunidades terá lugar de forma mais eficiente se as pessoas conhecem os outros membros da comunidade, e isso tem um efeito de cooperação na tomada de decisões.
Numa pesquisa conduzida pela Universidade de Cambridge foi realizada uma experiência online na qual se explorou o modo como certos aspectos do que conhecemos dos outros têm um efeito de cooperação na forma de tomar nossas decisões.
Destacaram-se dois indicadores importantes no momento de elucidar os aspectos que nos permitem conectar com outras pessoas; o que sabemos sobre eles e o que sabemos de suas conexões sociais. Os resultados do estudo demostram que, se nós sabemos sobre os membros de uma rede, o nível de cooperação em vez de limitar se duplica, e além disso a rede se torna mais agrupada pelas pessoas que se conectam mais entre si.
Os autores do estudo concluíram que esse fator motiva as pessoas a tomar medidas  na direção de um bem que beneficie a todos. O anteriormente mencionado representa um exemplo de como o bem comum na era moderna consiste na preservação de nosso ambiente para que se alcance um equilíbrio entre nós e um maior bem-estar social.
Referências bibliográficas: Gallo, E. y Chang, Y. “The effects of reputational and social knowledge on cooperation”.http://www.pnas.org/content/112/12/3647.ful
Referências bibliográficas: Gallo, E. y Chang, Y. “The effects of reputational and social knowledge on cooperation”.http://www.pnas.org/content/112/12/3647.ful