Os efeitos positivos de compartilhar experiências emocionais

Todos nós, como seres sociais, sentimos uma forte tendência em compartilhar nossas experiências com os outros. Um estudo realizado pelo pesquisador Ullrich Wagner e seus colaboradores constatou que as pessoas estão mais propensas a se recuperarem melhor de uma situação emocional complexa em companhia dos amigos, do que quando estão sozinhas.

Os efeitos positivos de compartilhar experiências emocionais

A experiência consistiu em mostrar a pares de amigas uma série de fotografias qualificadas como positivas, negativas e neutras. Enquanto uma olhava as fotos com um escâner, a outra realizava simultaneamente o mesmo exercício na sala ao lado. Em seguida as participantes avaliaram suas sensações diante de cada imagem e descobriu-se que se sentiram mais felizes quando compartilharam a mesma experiência que a amiga.

Os pesquisadores observaram maior atividade cerebral quando as participantes sabiam que a amiga estava olhando o mesmo que ela, em comparação de quando lhes diziam que não. Logo, o experimento sugere simplesmente que ao compartilhar uma experiência emocional com um amigo a pessoa se sente melhor, embora a experiência seja negativa.

Além disso, constataram que a partilha de uma experiência em vez do desejo de contá-la, aumentou os sentimentos positivos dos participantes durante o experimento; portanto, chegaram à conclusão de que “a exposição a estímulos emocionais vividos com um amigo nos protege do impacto de estímulos negativos e melhora o impacto dos estímulos positivos”.

As experiências vividas com amigos nos acompanham ao longo da vida e são assunto predileto nos reencontros. Contudo, sempre será melhor compartilhar alegrias do que tristezas, mas a companhia dos amigos em momentos amargos cria laços permanentes de gratidão que nos unem a eles. Compartilhar com os outros é a chave para nos proteger da dor e para aumentar nossa alegria.

Referência: http://greatergood.berkeley.edu/article/item/the_sharing_effect

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *