A música como fator de evolução social e humana

A música é a mais elevada mensagem do sentimento; é a arte que converte a técnica em um presente ao espirito, contribuindo para que os seres humanos, ao admirar a beleza, sejam progressivamente melhores.”

Pablo Casals

A música como fator de evolução social e humana

A arte em suas distintas manifestações acompanhou a evolução do homem desde o início da história até a atualidade. Através do desenvolvimento da arte musical, entre outros, foram evoluindo os aspectos emocionais que contribuíram para formar seres humanos mais sensíveis e sociais. A verdadeira ação musical fala do valor transformador da música e da riqueza da arte como catalizador das necessidades sociais. Esta é a razão pela qual novas propostas no mundo da arte e da educação artística foram ganhando protagonismo em todo o mundo.

O som da música gera em nossos ouvidos uma sensação harmoniosa que percebemos dentro; instaura equilíbrio entre todas as frequências dos sons e deles somos preenchidos com uma grande satisfação que também compartilhamos com nosso ambiente e nos tornando mais inclusivos. Em uma pesquisa realizada pela Dra. Susan Hallam, do Instituto de Educação da Universidade de Londres, torna empiricamente evidente os efeitos ativos sobre o desenvolvimento pessoal, social e intelectual de crianças e jovens submetidos à intervenção musical.

Os resultados da pesquisa mencionada descrevem como as capacidades musicais podem ser transferidas para outras atividades, quando os processos colocados em jogo são similares. A investigação explora também a intervenção musical relacionando-a ao impacto sobre o desenvolvimento da linguagem, medidas de inteligência, resultados globais, criatividade, concentração,sensibilidade emocional, capacidades sociais e trabalho em equipe. Sugere que os efeitos positivos da convivência com a música sobre o desenvolvimento pessoal e social apenas ocorrem se é uma experiência agradável e gratificante.

As iniciativas musicais que estão surgindo na atualidade são projetos que visam a longo prazo, encontrar uma saída consistente para a crise na sociedade e nos valores; propostas que inovam e abrem novas portas; caminhos que não se desenham ao redor das aulas de uma escola mas na rua, em contato com meninos e meninas que se tornam fiéis indicadores das transformações da sociedade que por sua vez se transformam com ela.

Na atualidade, diversas vozes coincidem com o fato de que não se pode ignorar por mais tempo o acesso à arte em todos os âmbitos. Não podemos renunciar à cultura se nossos objetivos são acrescentar os valores que contribuirão para o crescimento das pessoas e aspirações que identificam a sociedade. Com a escassez de recursos, evidenciam-se as prioridades da comunidade e das pessoas. Educar através da arte é uma oportunidade que nos permitirá desenvolver aprendizagens significativas de modo a construir uma nova sociedade; segura e completamente unificada.

Referência: http://ijm.sagepub.com/content/28/3/269.short

http://connection.sagepub.com/blog/2012/08/22/the-power-of-music-its-impact-on-the-intellectual-social-and-personal-development-of-children-and-young-people/