Os meios audiovisuais como influência positiva para as crianças

Tornou-se uma realidade do século que as crianças de todo o mundo passam quase três horas por dia vendo a televisão. Iniciam-se nesta prática desde os 9 meses de idade; em média, e 90 por cento das crianças veem regularmente a televisão, segundo relatam as pesquisas nesta área. Os dados mostram uma cifra bastante elevada, considerando que a televisão molda significativamente o desenvolvimento dos pequenos.

A influência positiva da mídia audiovisual

Recentemente, foi determinado que as emissoras de televisão devessem também satisfazer aspectos educativos e não somente os aspectos que focam no entretenimento para crianças. Também têm que reduzir o número de anúncios comerciais que se transmitem durante o horário infantil. Assim mesmo, estas questões também alcançam todos os meios de comunicação visuais, aos quais tem acesso uma criança: DVDs, Youtube, cinema e teatro.

Apesar dos esforços para melhorar a qualidade dos programas transmitidos na televisão para as crianças, um dos problemas é que não se modifica os conteúdos destes programas. Na maioria deles se apresenta um conteúdo violento; o qual exerce uma influência significativa no comportamento das crianças. Podemos inferir que esses conteúdos dos programas apresentados pela TV afetam os pequenos. Portanto, a solução encontrar-se-ia não apenas na apresentação de uma programação educativa, mas como as relações de cooperação podem ser promovidas entre as pessoas, desde a família até a sociedade em geral.

Podem-se criar programas televisivos que apresentem as famílias unidas e em colaboração mútua, também poderiam ser transmitas imagens de amigos e jogos de conexão ao invés de jogos competitivos. Outro cenário seria a cooperação social, em que se pode mostrar como os integrantes de uma comunidade se preocupam com as necessidades de todos e não somente por suas próprias necessidades. A forma de fazer isso deve ser dinâmica e atrativa para as crianças. Os programas deverão incluir também os jogos, debates e diálogos entre as crianças, chegando-se a uma solução em conjunto, assim como o trabalho em círculos para a resolução de conflitos; nestas atividades todos os integrantes deliberarão para chegar a uma solução. Em resumo, se começarmos a fazer um bom uso destes meios de comunicação e de todas as ferramentas audiovisuais que estão ao nosso alcance, sem dúvida, as crianças serão influenciadas de maneira positiva em seu desenvolvimento.

Referências: Christakis, D., Zimmerman, F., DiGiuseppe, D. y McCarthy, C. Early television exposure and subsequent attentional problems in children. Pediatrics 113, 2004. Pp. 708-713.

http://jesusvelez.wordpress.com/2007/04/29/el-buen-uso-de-la-television/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *