As relações sociais são importantes para nossa saúde

A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não somente a ausência de doenças ou enfermidades“

Uma das metas estabelecidas pela sociedade desde o século passado foi a busca da saúde, assim como também dar o direito a cada ser humano de ter acesso a ela. Diversos organismos e esforços se materializaram levando-nos a um mundo interconectado e globalizado. Contudo, enquanto se incrementam os esforços para alcançar aquele estado de bem-estar, aparentemente, só descobríamos mais enfermidades, e as especialidades que se separavam da ciência dividiam ainda mais o homem integral com uma percepção reducionista, se foi deixando de lado a visão holística do ser humano.

As relações sociais são importantes para uma boa saúde

Os achados e descobertas contínuos no campo da ciência da saúde são assombrosos, mas persiste em nossa mente uma pergunta inquietante: Poderemos realmente obter saúde sem bem-estar social?

A resposta é óbvia, e tacitamente tem estado conosco desde a aurora da humanidade. Somos seres integrais, interconectados em todas as nossas esferas; contudo, dada a dificuldade de quantificar os processos mentais e as relações sociais, não se prestou a devida atenção a esta realidade. O Dr. Cacioppo aborda este tema em seu estudo intitulado “Os efeitos tóxicos de sentir-se isolado”. Em suas palavras nos recorda que apesar de nossos esforços “persiste o dado fundamental que somos uma espécie social e nossa natureza nos leva a reconhecer, interatuar e formar relações com nossa coespécie. Existe uma grande quantidade de evidência que sugere que as relações sociais são importantes para nosso bem-estar físico e mental ao longo de nossa vida”.

Como as relações sociais são importantes para nossa saúde, devemos nos direcionar para estabelecer todo tipo de vínculos que favoreçam à boa relação com nosso entorno. À medida que experimentamos mudanças positivas em nossas emoções, como resultado da melhoria de nossas relações com os demais, nossa saúde física também melhorará. Paulatinamente, compreenderemos que a saúde é um estado de equilíbrio e todas as pessoas que nos rodeiam influenciam neste estado. Se construímos boas relações com os demais, teremos uma melhor qualidade de vida e ajudaremos a que outras pessoas também a tenham.

Referências: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4021390/

http://hms.harvard.edu/sites/default/files/assets/Sites/Longwood_Seminars/Exercise3.14.pdf

http://www.apa.org/pubs/books/4316147.aspx

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *