A sabedoria da terceira idade beneficia toda a sociedade

Na vida de um ser humano na terceira idade não é uma etapa qualquer. Pelo contrário, é um ciclo muito especial. Este se caracteriza, na maioria das vezes, por ser um período em que as pessoas acumulam certo nível de sabedoria sobre a vida e podem orientar as gerações mais jovens em diversas áreas. Durante esta etapa as pessoas passam por muitas mudanças emocionais que podem ser causadas pela exclusão social e a falta de participação no âmbito laboral.

A sabedoria da terceira idade beneficia toda a sociedade

Para uma pessoa, a falta de vínculos familiares, sociais e de trabalho pode gerar mudanças que as afetam profundamente. A falta de ocupação, a impossibilidade de conectar-se com outras pessoas e a outras experiências de vida, que lhe deem sentido à sua existência, é de vital importância. O trabalho ou uma ocupação desenvolvida por uma pessoa é chave importante para sua qualidade de vida.

Ao se aposentar, os mais velhos sentem que não podem mais contribuir para a sociedade e que ninguém necessita deles.. Por esta razão muitas vezes eles se isolam. Isto traz como resultados a depressão, as enfermidades e sentem como a esperar pela morte. Sem dúvida, estudos demonstram que quando os anciãos têm uma vida ativa podem diminuir os riscos de alguns problemas de saúde. De acordo com a escritora Parker: “Socializar-se diminui os problemas de memória”.

Isto é um sinal de que as pessoas são seres sociais, que constantemente necessitam utilizar a mente e resolver problemas em conexão com os demais.

Quando as pessoas se aposentam e adoecem tendem a se converter em um obstáculo para a sociedade. Hoje em dia, um terço da população atual se encontra nesta etapa. Em um futuro não muito longínquo esta população irá aumentar e, assim, urge encontrar métodos e soluções para agregar valor à velhice. Através de nosso método de conexão, podemos aliviar este fardo, e ao mesmo tempo aproveitar a sabedoria que nos oferecem as pessoas da terceira idade por meio de uma troca positiva de experiências.

Sabemos que tanto a mente como o corpo são um motor, que se não são usados se oxidam e deixam de funcionar. Podemos aproveitar da sabedoria dos mais velhos, integrando-os à sociedade. Oferecendo cursos e atividades que promovam as suas capacidades, melhorando suas relações com o ambiente, Eles podem se transformar em mestres da vida e ensinar às novas gerações como viver, de maneira tal que todos se concentrem em melhorar as relações com os demais. No final do dia eles terão mais tempo livre que os jovens e tendem a ser mais sábios. Desta forma eles se ocuparão do desenvolvimento da sociedade, incorporando o método para melhorar a conexão social.

Em conclusão, a terceira idade é uma etapa em que as pessoas podem usar ferramentas para melhorar a sociedade com sua sabedoria e agregar valor à sua velhice. É fundamental integrar os anciãos à sociedade para que possam cumprir a lei da vida; de dar e receber, para viver uma vida completa e satisfatória em um mundo moderno baseado na conexão.

Referência: Parker-pope, Tara . “Socializing Appears to Delae Memore Problems.”New Eork Times 04 06 2008, n. pag. Web. 25 Oct. 2014. <http://well.blogs.netimes.com/2008/06/04/socializing-appears-to-delae-memore

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *