Fortalecendo nossas relações na família

As relações entre as pessoas estão sempre em consonância com o ambiente que as rodeia. Nossas vidas estão determinadas pelo que está à nossa volta e por tudo o que encontramos frente a nós. Este tem sido o padrão desde os primatas até a idade moderna. O pertencer a uma família nos dá um sentido de identidade, nos ajuda a compreender quem somos, e nos faz sentir parte de algo maior que nós mesmos. Os pesquisadores descobriram que as pessoas que possuem uma família bem constituída e conexões sociais fortes, são as pessoas mais felizes.

No entanto, atualmente o número de divórcios está aumentando, os jovens não querem se casar nem ter filhos e as relações em geral estão se debilitando. Isto leva a nos perguntar: o que podemos fazer para fortalecer nossas relações, o que faz com que uma família seja forte e sua felicidade seja durável? De que maneira nos educamos para aprender a viver como uma família integral?

O aprendizado de valores, habilidades e comportamentos, o estabelecimento de padrões de vida cooperativo no lar nos permite direcionar a saída das crianças para o mundo, conectando-as com outras famílias, lhes ensinando com o exemplo, aprendendo com as experiências, explicando e executando seus valores. Ao ter um sentido de lealdade e dedicação a cada membro da família, estamos lhes ensinando a forma de nos manter unidos diante das adversidades. A família deve ser um lugar de refúgio para cada membro individualmente e um ambiente constante de prática do apoio mútuo entre todos. E enquanto educamos as crianças, os adultos fortalecem as relações, afastando-nos das ideias de divórcio e separação. Assim, sobrepomo-nos aos interesses individuais.

Todos os seres humanos têm a necessidade de amar e ser amados. A família é o lugar onde se expressa o amor em todas as etapas da vida. Este amor não surge de forma automática, mas requer um esforço diário e constante, um aprendizado. O amor leva tempo, carinho e uma atitude positiva. Rir juntos é a melhor medicina familiar. O humor é uma válvula de escape para a tensão. Através do riso aprendemos a nos ver com honestidade e objetividade. As famílias fortes devem trabalhar juntas para estabelecer sua forma de vida, permitindo por sua vez que as crianças tenham voz na tomada de decisões e no cumprimento das regras. Toda esta harmonia familiar pode ser conquistada se utilizamos métodos integrais que nos estimulam e educam para alcançar o objetivo de unidade e conexão a que todos anelamos.

Referência: http://www.advocatesforyouth.org/publications/1229-strengthening-family-relationships