Em conexão trabalhamos melhor

O homem, até em sua individualidade, é um ser social; e todos os seres sociais estão conectados diretamente, motivo pelo qual necessitamos e devemos trabalhar juntos. Desde tempos remotos, nossa espécie não pode sobreviver sem o instinto de coexistir e trabalhar em grupo. Diversas investigações têm documentado sobre a importância das conexões sociais entre nós. Uma delas é a do neurocientista Matt Lieberma. Sua investigação relata que nossos cérebros percebem o contato social bem sucedido, ou as falhas nele, da mesma maneira que os prazeres físicos ou o prazer.

Em conexão trabalhar melhor

Outra investigação realizada pelo Dr. David Rock descobriu que os sentimentos de confiança, conexão e pertencimento são os que estão relacionados principalmente com o prazer e a dor. Igualmente, identificou a motivação que experimentam os empregados ao trabalhar juntos, mostrando maior interesse, alegria e mais compromisso com o trabalho.

Geralmente, nos lugares de trabalho se estabelecem metas e projetos em conjunto. No entanto, o trabalho termina por ser realizado de maneira individual. Conhecer sobre os benefícios e o potencial que pode gerar a conexão e o apoio mútuo no trabalho, daria uma guinada na questão. Através de um método que exemplifique e os faça experimentar os benefícios da conexão, os empregados conseguiriam se sentir como uma verdadeira equipe, dentro e fora do trabalho.

Por sua vez, as investigações realizadas por Priyanka Carr e Greg Walton da Universidade de Stanford, mostraram que simplesmente dizendo a palavra “juntos” se pode gerar um sentimento de motivação nos empregados. Esta palavra é um lembrete de que não estão sós e que são uma equipe de trabalho, motivando a conseguir melhores resultados profissionais. Tanto é assim que a recomendação principal em uma organização empresarial é transmitir através de atividades lúdicas, seminários e outras ferramentas, a importância de trabalhar em um ambiente de conexão e cooperação.

Referência: Grand, H. (2010). Succeed: How can we reach our goals. NY. Hudson Street Press.